terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

UMA VOCAÇÃO MARAVILHOSA E CONTRARIADA


UMA VILA DO MONFERRATO: CASTELNUOVO D'ASTI
A leste de Turim, no triângulo que o Rio Pó e o Tánaro, seu copioso afluente, formam entre a velha capital e Alexandria, estende-se uma das mais férteis regiões da Itália Setentrional: o Alto Monferrato. É uma terra de suaves colinas onduladas que não chegam nunca a quinhentos metros de altura e a cujos pés sorriem ao sol os pequenos vales que anunciam de longe a vasta planície do Pó. Nas encostas dessas colinas, esparramadas na vastidão do campo ubertoso, sazonam as uvas de alguns vinhos típicos da Itália, o asti espumante, o barbera áspero com sabor de pederneira, e também o moscatel açucarado que conserva todo o perfume do cacho de uva.
Nos flancos das colinas só se vêem videiras e amoreiras; mas na planície se estendem os pastos gordos onde se repoltreia o gado que não partiu para os Alpes e triunfam infinitas plantações de trigo, milho, cânhamo e centeio. Zona rica, riquíssima que apresenta semelhança espontânea com a Costa d'Ouro da França, pelo aspecto, pêlos produtos, pelo brilho do sol.
Há ai uma população densíssima, que vive do trabalho da terra; e seus povoados, bem juntinhos uns dos outros, ora se prendem aos flancos dos outeiros, ora se estendem comodamente na concha dos vales. Quem atravessa essa região numa tarde quente de julho, entre a messe estendida ao solo e a uva que amadurece para a vindima, tem uma impressão de conforto e de alegria pouco comuns. Ri o sol sobre as espigas de milho que amarelecem, as videiras alargam os
ramos carregados de cachos, os montes de paveias constelam de manchas louras os campos cultivados, enquanto na paz da tarde ressoa uma velha canção a três vozes, executada por um coro de ceifadores ou de mulheres que revolvem o feno para faze-lo secar.
Bem na entrada da região, depois de passar Chieri, que fica a quinze quilômetros de Turim, o viandante encontra assentado numa forte colina, um grande burgo que a domina toda : é Castelnuovo d'Asti.
Ruínas de um castelo feudal coroam o cimo da colina e, na subida pelas vielas tortuosas do povoado, descobrem-se cá e acolá restos de fortificações. Na Idade Média castelnuovo teve de sustentar mais de um sítio no tempo da Liga Lombarda e no tempo dos Guelfos e
Guibelinos.
Nos nossos dias Castelnuovo é célebre porque aí nasceram dois santos: S. José Cafasso e SÃO JOÃO BOSCO.

A. Auffray SDB DOM BOSCO Tradução de D. João Resende Costa, A: L.1, C.1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário